Com o aquecimento do setor da construção civil cresce a procura por serviços especializados, tais como limpeza e pintura de fachada, limpeza de caixas d’água, execução de fachada, em síntese trabalhos perigosos como trabalho em altura e espaço confinado.
Este aumento acarreta na busca por profissionais com experiência no ramo. Este é um cenário cada vez mais comum e para suprir a falta destes profissionais acaba-se contratando pessoas que não possuem conhecimento suficiente para desempenhar a função com a competência necessária.
Esta situação se potencializa quando a mão de obra é nova, ou seja constituída por pessoas que acabaram de ingressar no mercado de trabalho e não recebem o devido treinamento para desempenhar sua atividade.
Contudo não há possibilidade de renovar a mão de obra sem permitir que estes profissionais possam entrar neste ramo de atividade.
As empresas devem fornecer ao funcionário, antes do início de suas atividades, um treinamento que deverá conter em seu conteúdo mínimo as normas de segurança (Normas Regulamentadoras), equipamentos de proteção individual (EPI), Equipamento de proteção coletiva (EPC), conduta profissional, riscos envolvidos nas atividades exercidas, ato inseguro, condição insegura, acidente de trabalho e doença profissional. Após o treinamento deverá ser gerado um certificado e uma ordem de serviço. Ambos assinados pelo funcionário e por um profissional da área de segurança do trabalho.
O funcionário deverá também realizar, com um médico do trabalho, um exame clínico, bem como exames complementares (conforme descrito no P.C.M.S.O. da empresa para a função que o mesmo irá desempenhar), onde será emitido um Atestado de saúde ocupacional (A.S.O.) do funcionário.
O atestado deverá conteros riscos dos quais ele estará exposto, conforme o P.P.R.A. da empresa (Risco Físico, Químico e Biologico) e deve constar os exames complementares e suas respectivas datas de execução, deve haver uma anotação ou campo com os seguintes dizeres “Apto para trabalho em altura” e deve conter o nome e o CRM do Médico coordenador do P.C.M.S.O..
Após liberação da parte médica o colaborador deverá participar de um treinamento para trabalho em altura onde o mesmo deverá ser orientado sobre: o que é trabalho em altura, procedimentos de execução, técnicas de resgate, métodos de ancoragem, tipos de andaime, cadeirinhas, plataformas, riscos mistos, e outros tipos de trabalho em altura.(Imagens do treinamento administrado pela Equipe da KS Consultoria)
Para visualisar mais imagens deste e outros treinamentos acesse:
http://www.flickr.com/photos/ksconsultoria/sets/
Um abraço, Equipe KS!
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