segunda-feira, 26 de março de 2012

Verificação da Carga de Extintores de Incêndio


Muitas pessoas possuem dúvidas de quando o extintor encontra-se descarregado e qual é o melhor momento para enviá-los para recarga, a verdade é que devemos estar sempre de olho. Os extintores devem ser inspecionados visualmente, sendo anotadas em uma ficha específica suas condições e quantidade de carga mensalmente.



Em geral são utilizados três tipos de extintores: Água, Pó Químico Seco e CO2.
Contudo há outros tipos de extintores existentes no mercado.





Na inspeção visual devem-se verificar as condições da pintura, lacre, mangueiras, válvulas, mangotes, manômetros, etiquetas existentes (fabricante e Inmetro) e nas etiquetas verificar se o mesmo encontra-se dentro da validade permitida.





As etiquetas abaixo são coladas junto ao corpo do extintor e nelas é marcada, pela empresa responsável, a data para a próxima manutenção e teste hidrostático.



Os extintores podem perder a carga por um defeito não detectado ou por sua utilização, por isso durante a verificação mensal devemos inspecionar os manômetros, como mencionado anteriormente, observando a escala do manômetro:


 Quando o ponteiro do manômetro estiver na posição vermelha significa que o extintor perdeu pressão ou que o mesmo foi utilizado. Ele deve ser encaminhado para manutenção.

Quando o extintor estiver na posição verde, significa que o extintor está pronto para o uso, contudo se passou da data recomendada para a manutenção o mesmo deve ser encaminhado mesmo assim.


 Quando o ponteiro estiver no meio da escala branca (esta cor pode variar de branco, amarelo e vermelho dependendo do fabricante) significa que a pressão dentro do extintor subiu, contudo o mesmo é ensaiado com pressões acima do especificado e o extintor só precisará ser levado a manutenção neste caso, se o ponteiro estiver no final da escala branca, indicando o máximo de pressão tolerável.
OBS: O extintor de CO2 não necessita de manômetro.

Segundo informações divulgadas no próprio site do Inmetro, os prazos para recarga de extintores são determinados pela Norma Brasileira - NBR 12962, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que determina que extintores de água e pó químico seco devem ser recarregados a cada 1 ano e que extintores de CO2 devam ser recarregados a cada 6 meses para verificação da perda de carga.
O ensaio hidrostático do cilindro é um teste que deve ser realizado no cilindro de incêndio a cada 5 anos com o intuito de verificar se o mesmo aguentará a pressão ao qual será submetido, ou seja, se o mesmo não corre o risco de explodir devido à pressão interna ser grande.
É de grande importância que os equipamentos de prevenção e combate á incêndios se encontrem em perfeitas condições de uso.